segunda-feira, 31 de março de 2014

DICAS DE CONSUMO 01

COMPRA DE ALIMENTOS





Algumas dicas podem ser observadas durante a realização de compras em mercados e supermercados:



a) Antes de ir às compras, faça uma minuciosa pesquisa em sua casa para identificar os produtos que necessitam ser adquiridos. Leve em conta, dentre outros aspectos, o tempo que levará para que outra visita ao mercado ocorra (a fim de que se antecipe a compra de um ou mais produtos que já estejam no fim);





b) Utilize uma lista de compras para otimizar o tempo de permanência nas compras e principalmente para evitar as compras por impulso. 


c) O consumidor pode fazer a sua própria lista preenchendo os bens que pretende comprar ou, se preferir, pode imprimir listas de compras disponíveis gratuitamente na internet (por exemplo, no site http://www.meubolsoemdia.com.br/docs/default-source/listinhas/tabela-listas-compras.pdf?sfvrsn=0), e pode, se possuir conhecimento para tanto, fazer sua própria lista em casa utilizados programas de computador (editores de texto, de planilhas etc.);

d) Se possível, evite ir às compras em horários próximos das grandes refeições (almoço e jantar), pois nestes momentos a fome induz a realização de compras por impulso;

e) Ao realizar as compras, obedeça uma ordem inteligente de compras, inserindo no carrinho os produtos mais pesados em primeiro lugar (que irão para o fundo do carrinho) e deixando os mais leves para a parte de cima (ovos, pães, frutas e legumes); deixando os alimentos que necessitam de refrigeração por último (carnes, laticínios, frios etc.);

f) Ao selecionar os produtos nas gôndolas dos supermercados, o consumidor deve atentar para algumas situações que passam desapercebidas para o consumidor médio:

f.1) Os produtos são ordinariamente dispostos em ordem crescente de validade, ou seja, quanto mais próximo do consumidor, mais perto da validade ele se encontra. Isso quer dizer que em uma mesma prateleira, convém procurar atrás do produto se não existe outro com prazo de validade um pouco mais elástico;

f.2) Nas prateleiras de produtos resfriados ou congelados, os produtos que se encontram mais próximos do consumidor registram temperaturas mais próximas da temperatura ambiente do que aqueles que estão nas filas de trás (sem contar a questão da validade). É muito comum encontrar-se diferenças de aproximadamente 8 a 9ºC entre os primeiros e os últimos produtos da prateleira, o que deve ser levado em conta em razão do tempo gasto para o pagamento das compras, a chegada no destino e o adequado armazenamento;

 
f.3) Atente para os rótulos de produtos congelados: se estiverem com gelo no seu interior é sinal de que pode ter havido a perda de temperatura em algum momento desde a produção; se o produto encontrar-se parcialmente mole e parcialmente duro
é sinal de que iniciou o descongelamento, o que deve ser comunicado a gerência para que seja retirado e devolvido ao produtor;


 
g) nos mercados, a disposição dos produtos leva o consumidor a compras sem inteligência. Os produtos destinados a crianças, por exemplo, principalmente os mais supérfluos, encontram-se até 1,00 m (um metro) de altura

Estes pequenos detalhes ajudarão certamente o consumidor a evitar dores de cabeça.

Lembre-se! Consumidor consciente é garantia de produtos e serviços de qualidade.

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